O post anterior do Red Eagle dá-nos uma caricatura do que seria um texto escrito por um adolescente, caso esse adolescente fosse capaz de escrever.
A maior parte dos jovens que povoam as nossas escolas, não conseguem sequer gatafunhar meia dúzia de linhas pois possuem um grave défice de vocabulário, ou seja, não conseguem exprimir as suas ideias porque não encontram palavras para o fazer. O seu pensamento é limitado ao mundo que conhecem - o mundo dos outros adolescentes, o mundo dos "Morangos com Açucar", o mundo dos centros comerciais...um mundo em que há cada vez menos tempo para o diálogo familiar e para actividades verdadeiramente enriquecedoras em termos culturais. Como "abrir" uma mente estreita, como retirar as "palas a um burro" se tudo e todos teimam em lhas pôr?
Nada é exigido aos nossos jovens. O que lhes estamos a ensinar é o contrário daquilo que a vida de adulto vai exigir deles - responsabilidade, trabalho, aperfeiçoamento e competitividade - caso pretendam usufruir de alguma qualidade de vida.
Uma vez mais recordo um dos princípios básicos do Iluminismo (séc. XVIII): "É a instrução que ilumina o ser humano, arrancando-o das trevas da ignorância."
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