sábado, novembro 07, 2009

Parvónia

Cresci a ouvir dizer que o Alentejo era atrasado, estava parado no tempo, ..., mas chegou-me ontem ao conhecimento uma situação que afinal até nos põe na vanguarda do país (como se eu não o soubesse, mas gosto sempre de provar às más-linguas que isto aqui mexe e não é pouco).
O dia de ontem foi de festa numa certa localidade, onde os seus habitantes vestiram fato de gala e cerimónia (e não estou a exagerar) para a inauguração de dois grandes itens importantíssimos para o desenvolvimento da edilidade e que simbolizou um passo enorme rumo ao desenvolvimento local.
Houve quem tivesse marcado dia de férias para que pudesse estar à altura do evento e há relatos de ocorreram antecipações do banho mensal para poder estar com um aspecto mais domingueiro na festa, onde constou a "créme de la créme" da high-society autoctone. Não faltou os discursos emocionados, bem como os "Muito Bem" e os "Apoiado" nas partes mais inflamadas, nem o descerrar de lápides comemorativas. Apenas faltou a fanfarra local, porque se calhar a localidade é demasiado pequena para ter fanfarra, mas não faltaram lá os vips locais, a presidirem ao evento:
- o Serafim padre-cura;
- a Maria de Fátima, religiosa cusca lá do sítio;
- o Adélio Brutamenontes dono da tasca central;
- Maria das Dores, a hipocondríaca;
- o Jaquim do talho;
- a Ermelinda merceeira;
- o Zé Manel carteiro;
- e como não podia deixar de ser, o presidente da Junta Alexandre Palma Gamanço.

Chegou a ser visto transeuntes locais a correrem para não perderem pitada da inauguração, com receios de atrasos de última hora.
E os dois itens inaugurados foram:
- uma caixa multibanco;
- uma parafarmácia.
E ao contrário do que se possa pensar isto não aconteceu no Alentejo profundo, ou nos confins de Trás-os-Montes, aconteceu na Maceira, que fica a 9 km de Sintra e a 30 km de Lisboa.
E agora venham lá dizer que o Alentejo é atrasado.... É sim adiantado e muito...
A todos os inúmeros maçarucos (segundo apurei é esta a denominação dos habitantes da Maceira) os meus sinceros parabéns.
É indiscutível a utilidade da parafarmácia e máquina multibanco, como tal não é isso que desejo aqui parabenizar.
A parabenização que se impõe dar é à sociedade maçaruca que montou uma festa com pompa e circunstância e criou um clima que os coloca a par do Alentejo do século... XIX, pois um Carnaval daqueles por estes motivos coloca-os algures perto do Paleolítico....

Mal posso esperar pela festa da inauguração do Posto de Correios. Felizmente que a Internet só lá vai chegar para o próximo século, assim ainda por lá passar descansado.


PS: Os nomes dos intervinientes na presidência do acontecimento foram
ficcionados, mas não estou certo que as personagens o sejam...

E como dizem por aí...

Bonjour para ti também
...mas o jacuzzi é meu

Sem comentários:

Curiosidades

Teste a velocidade da sua ligação

Origem dos visitantes