terça-feira, março 04, 2008

Novo Dicionário da Língua Portuguesa


Alevantar
O acto de levantar com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me come
por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!'.

Amandar
O acto de atirar com força: 'O guarda-redes amandou a bola para bem longe'

Aspergic

Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.

Assentar

O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair
no cimento.

Capom
Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!

Destrocar

Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.

Disvorciada

Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.

É assim...
Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer
nada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquer
frase. Muito utilizado por jornalistas e intelectuais.

Entropeçar

Tropeçar duas vezes seguidas.

Êros
Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.

Falastes, dissestes...
Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex.: eu falei, tu falaste, ele
falou, TU FALASTES..

Fracturação

O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial.
Casa que não fractura... não predura.

Há-des
Verbo 'haver' na 2ª pessoa do singular: 'Eu hei-de cá vir um dia; tu
há-des cá vir um dia...'

Inclusiver
Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: eu
inclusiver acho esta palavra muita gira.
Também existe a variante 'Inclusivel'.


A forma mais prática de articular a palavra MEU e dar um ar afro à
língua portuguesa, como 'bué' ou 'maning'. Ex.: Atão mô, tudo bem?

Nha
Assim como Mô, é a forma mais prática de articular a palavra MINHA.
Para quê perder tempo, não é? Fica sempre bem dizer 'Nha Mãe' e é uma
poupança extraordinária.

Númaro
Também com a vertente 'númbaro'. Já está na Assembleia da República
uma proposta de lei para se deixar de utilizar a palavra NÚMERO, a
qual está em claro desuso. Por mim, acho um bom númaro!

Parteleira
Local ideal para guardar os livros de Protuguês do tempo da escola.

Perssunal

O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex.:
'Sou perssunal de futebol'. Dica: deve ser articulada de forma rápida.

Pitaxio
Aperitivo da classe do 'mindoím' ou do 'tramoço'.

Prontus
Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um
'prontus'! Fica sempre bem.

Quaise
Também é uma palavra muito apreciada pelos nossos pseudo-intelectuais...
Ainda não percebi muito bem o quer dizer, mas o problema deve ser meu.

Stander
Local de venda. A forma mais famosa é, sem dúvida, o 'stander' de automóveis.
O 'stander' é um dos grandes clássicos do 'português da cromagem'...

Tipo
Juntamente com o 'É assim', faz parte das grandes evoluções da língua
portuguesa. Também sem querer dizer nada, e não servindo para nada,
pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado, nem certo.
É assim... tipo, tás a ver?

Treuze
Palavras para quê? Todos nós conhecemos o númaro treuze.

Cambra
Instituições que governam os municípios portugueses. Quem é que não conhece
o presidente da cambra municipal?
Mortandela
Enchido que consiste na união de mortadela com manteiga.
Selada
Prato frio que consiste numa varidade de alimentos luguminosos na sua maioria, e que
por sua vez são inspeccionados e selados pela ASAE.
Naé
Bem isto pode ser qualquer coisa que serve acabar as frases, não é?
Egigir
Eu egijo que o próximo dicionário contenha estas palavras que tão bem os portugueses se servem.
Calipto
Para refrescar num verão quente, nada melhor que este fantástico gelado da "Olá"
Sabanépe
Refrigerante à base de lima e limão que por vezes deixa um gostinho na boca a sabão azul.

Nota: Este rol de significados foi-me enviado por uma amiga, preocupada com o meu fraco domínio da língua materna. Um bem-haja para ela.

4 comentários:

Anónimo disse...

nao gostaria de deixar passar que o portugues e mto traicoeiro..... e que expressoes destas... sao calinadas na lingua materna... e portuguesismos de quem fala tao mal... que ate mete do ouvir falar!!! nao usem soa mal e da ar de bimbo!!!!
se tiveres lido este mg liga me porque tou a ficar preocupada com o teu silencio!!

Maeve disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maeve disse...

Bom, este comentário tem muito que se lhe diga, quanto mais não seja pela ausência de maiúsculas no início das frases e de acentos nas palavras que os exigem, fora a utilização do verbo "tar", que veio enriquecer este novo dicionário. Depois há um outro problema, é que aqui a Maeve desconhece a existência de gajas preocupadas com o seu silêncio.lololol

Anónimo disse...

Atão e os espilros e as cambrias nas pernas! De que mais se hádem alembrar...

Curiosidades

Teste a velocidade da sua ligação

Origem dos visitantes