domingo, março 04, 2007

Passeio dos Mastros

Andava eu distraído a passear pela zona da Expo, dias atrás quando reparei que há uma rua que se chama Passeio dos Mastros.
Fiquei curioso em relação ao nome e resolvi indagar o motivo daquele nome a um indígena local que por ali estava encostado a uma parede.

(Não há nada como tentarmos interagir com os povos locais quando estamos fora da nossa área de influência.)

Assim foi-me relatado que o aquela rua se chamava passeio dos Mastros em homenagem a um acontecimento de anos atrás. No século XVIII era hábito das moças casadoiras irem para aqueles lados banharem-se nas tépidas águas do Tejo (sim porque hoje de tépidas não tem nada) tal e qual como vieram ao mundo, completamente nuas.

Sabendo disso os rapazes iam para aquela zona ver as raparigas no banho. Ao verem-nas outros "valores se começavam a levantar".
E assim ao regressarem aos seus lares com outros valores levantados, aquela zona ficou conhecida por Passeio dos Mastros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Começo a perceber o pq te tanta poluição!Pensava eu q seria da BP e outras fabriquetas de más influências...Mentira! Com tanto banho e com tanto mastro q nunca chegou a casa içado, não admira! Sec XVIII?! Hum...só no nessa altura?! Para banhos talvez...mas q andam coisas estranhas boiando...

Curiosidades

Teste a velocidade da sua ligação

Origem dos visitantes