domingo, julho 19, 2009

China proíbe a Renault

Li com surpresa e alguma estupefacção que a Administração Geral de Supervisão de Qualidade e Quarentena (o equivalente à nossa ASAE) da China proibiu a importação dos modelos Laguna, Scénic, Mégane e Mégane Coupe-Cabriolet com o pretexto de que os mesmos teriam pouca segurança.
Eu não morro de amores pela marca que encerrou a fábrica de Setúbal, borrifando-se nos contratos assinados, após meter ao bolso os milhares de euros de apoio que recebeu para colocar essa unidade fabril a funcionar, mas não pude deixar de ficar admirado pelo sucedido e resolvi investigar.
Os modelos que foram vetados receberam a classificação de cinco estrelas nos testes do Euroncap em termos de segurança. Eu sempre suspeitei que aqueles rapazes dos testes para darem nota cinco aos franceses eram no mínimo incompetentes, mas daí a falharem por tanto vai uma grande distância.
Como os produtos chineses nos habituaram a "altíssima" (cof... cof...) qualidade não me admira que eles tenham lá carros melhores. A não ser que para eles, carros de alta qualidade são aqueles quando batem ainda que a 20 km/h matem os seus ocupantes, pois assim livram-se de aceleras, azeiteiros, condutores de domingo, mulheres ao volante e resolvem o problema demográfico que têm actualmente.
E até aposto que o facto de o Dalai Lama ter recebido o título honorário de cidadão parisiense é mera coincidência...
O que eu acho é que os Chineses ficaram de olhos em bico com esta distinção e fizeram uma coisa que os portugueses não tiveram coragem de fazer: boicote aos franciús...

E como dizem por aí...

Bonjour para ti também
...mas o jacuzzi é meu

2 comentários:

Zorze disse...

Chalado,

Política, meu caro, política...

Abraço,
Zorze

Bandido disse...

essa velha arte de dizer que se pensa nos outros quando na realidade se está é a pensar no próprio bolso...

Curiosidades

Teste a velocidade da sua ligação

Origem dos visitantes