quinta-feira, agosto 27, 2009

Poesia da boa

Sou um adepto confesso da música portuguesa. Não de toda mas da grande maioria dela e a música nos anos oitenta é para mim a preferida. O Zorze no seu blog Extrafisico trouxe-me à memória um grande ícone da década de oitenta que foi a música Patchoully do Grupo do Baile. Sempre me surpreendeu o elevado teor cultural da letra dessa música, revelando factos intemporais, fazendo com que a realidade ali retratada ainda hoje seja actual. Assim resolvi hoje dissecar a letra da mesma, deixando os meus comentários a azul:


Ai que bem cheiras, que bem cheiras dos sovacos, (ainda hoje na carris e metropolitano)
as meias rotas e os sapatos descascados,
Nas avenidas ainda fazes os teu engates, (só nas avenidas?)
e tudo graças ao perfume Patchouly...

oo oo ooh (4x)

Essas miúdas das escolas secundárias,
com cheiro a leite e o soquete p’lo artelho, (com um bocado de sorte nem trouces levam)
ficam maradas com o teu charme perfumado,
o teu perfume Patchouly...

oo oo ooh (4x)

Essas míudas das escolas secundárias
já fumam ganzas na paragem do eléctrico, (o fumar ganza já é normal hoje)
como essas barbas com mais buço que pentelho, (a evolução está a fazer subir os pêlos nas mulheres)
dobram-se em duas quando estão ao pé de ti... (o chamar ajoelhar e fazer a chamada para Tóquio)

oo oo ooh (4x)

Porque elas gostam de te ver e cheirar (se calhar gostam é cheirar o mesmo que o Maradona)
o teu perfume Patchouly (2x)

Esta música tornou-se uma expressão imemorial em termos de odor.

E como dizem por aí...

Bonjour para ti também
...mas o jacuzzi é meu

2 comentários:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Caro vizinho Red Eagle,

Grande recordação, c'um catano!

Hoje estou assim a modos que para o saudosista. Deve ser por estar a emborcar uma reserva... Não pela qualidade, mas por ser a última garrafa que estava escondida para uma situação de aperto. E como eu a aperto agora, caraças!

Hic Hic Hurra

Bandido disse...

Grande vizinho
Também eu tenho saudades... duma reserva... :)

Curiosidades

Teste a velocidade da sua ligação

Origem dos visitantes