terça-feira, abril 29, 2008

A Revolução dos Cravos

Ao ler o post do Red Eagle sobre o "25 de Abril de 74", fiquei surpreendida com a falta de esclarecimento que o mesmo deixa transparecer. Não o quero penitenciar por isso, até porque o rapaz ainda andava de fraldas e a babar-se nessa altura, limitando-se os seus conhecimentos actuais à mitologia que normalmente o povo cria e passa às novas gerações, ao belo estilo da tradição oral, com muito folclore à mistura - a referência aos "comunas" é um belo exemplo disso.
Mas, o que foi afinal o 25 de Abril? É que quando falamos em revolução estamos a pensar numa mudança profunda a todos os níveis...Será que houve mesmo essa mudança?

Portugal é uma empresa com milhões de trabalhadores. Durante décadas essa empresa foi gerida com braço de ferro por um administrador todo poderoso - Oliveira Salazar -, que obviamente satisfazia os interesses de um grupo de "investidores" privilegiados. Quem pusesse em causa a conduta dos corpos gerentes da dita empresa ia para o olho da rua, que é como quem diz para o degredo. O problema é que a empresa começou não só a não dar os lucros desejados, como ainda por cima um dos seus departamentos começou a ficar bestialmente chateado com as guerrilhas em que andava metido lá para os lados de Angola e afins. Nos entrementes o administrador caiu da cadeira e foi-se, mas o seu sucessor, um tal de Caetano, também não dava o devido rendimento. Como se resolveu o problema? Simples. Procedendo a uma reestruturação da dita empresa. Põs-se o pessoal do departamento insatisfeito (não todo, bem entendido) a fazer cagaçal nas ruas para animar os trabalhadores e toca a criar um novo conselho de administração. De início a coisa foi um bocado atabalhoada, até porque ninguém sabia muito bem como pegar na dita empresa e pô-la a render. Mais ainda, como conter os trabalhadores que já andavam com ideias tolas de liberdade, de uma vida melhor, etc, etc (as parvoíces do costume)?! A solução esteve numa fórmula muito simples chamada democracia, que tal como um daqueles livros das Selecções do Readers Digest pouco mais pretende ter do que uma linda capa.

Renovo a questão: o que mudou? Mudaram os poleiros, que era o que se pretendia e mudou a aparência do regime. Na prática, os investidores do antigamente são sensivelmente os mesmos, com algumas novas entradas é certo. Já não existe censura explícita e malta até vota...Mas existe uma outra coisa, uma outra forma de manipulação que escapa à maioria.

A quem interesse e até queira aprofundar a questão, basta seguir o link:

http://resistir.info/varios/manipulacao.html

Nota: Revolução dos Cravos, não significa que tenham andado à batatada com os cravos ou a dizimar canteiros em Alfama. Uma olhadela nos alfarrábios de História esclarece tudo ( e a Wikipédia também).

Sem comentários:

Curiosidades

Teste a velocidade da sua ligação

Origem dos visitantes