segunda-feira, março 27, 2006

Computador que não arranca

Fomos chamados porque um computador a partir do meio da manhã desligava-se. Todos os dias era isto. E quando lá chegavamos o computador já trabalhava (ou pelo menos nós ligavamo-lo e ele ligava-se.
Como era uma "freguesa" habitual nossa (e aqui do blog) nunca demos muita importância ao assunto. Mas na realidade era estranho, inclusivé tinhamos já dado conta que alguns dos alarmes de avaria dela relativamente a este caso eram na realidade ela que ligava o computador e como não lhe mexia muito o computador entrava no modo de economia de energia e desligava o monitor, enfim o trivial.
Mas ainda havia que descobrir porque motivo é que ele por vezes se desligava, pois o modo de economia de energia não desliga o pc (em alguns casos devia era desligar o utilizador).
Então um dia, devia a uma instalação de uma máquina completa ao pé dela descobrimos a "rotina diária" desta colega:
- chega de manhã: liga o computador;
- começa a ver o correio (o normal e não o electronico) e a distribuí-lo pela secção;
- percorre o Diário da Republica;
- conversa com as colegas;
- é chamada pela chefe (ou vai ela lá tratar algum assunto);
- ....
Tudo isto com o pc ligado. É claro que com isto tudo o pc entra em economia de energia (há que ser ecológico e poupado).
Por volta das 10h - 10h 15m ela liga a sua máquina de café e faz o seu cafézito da manhã. Após o café feito vira-se para o computador para trabalhar o que tiver para fazer. É aqui que vê que o computador está desligado e prazeirosa chamamos:
- Vê eu não disse que ele se desligava sem eu fazer nada?
- E onde foi que ligou a máquina do café? (Estava desligada por falta de tomada e/ou lugar na extensão)
- Mas eu liguei no único sitio que não fazia mal.....
Pois, moral da história ela ligava no único sitio que tinha encontrado onde ninguém se queixava do desligar da máquina, ou seja na sua própria máquina.

Sem comentários:

Curiosidades

Teste a velocidade da sua ligação

Origem dos visitantes