sexta-feira, junho 08, 2007

O pretexto para escaldão

Normalmente há sempre uma actividade que é pretexto para um escaldão. Não sabem qual é? Eu explico. Nas areias da praia de Monte Gordo aquando da maré baixa o que não falta é tolos (para não dizer labregos) que se põem a escarafunchar (outro termo alentejanês) com os pés na areia, perto da rebentação das ondas.
Se for profissional, poderá ser sentado ou de joelhos e pondo as mãos ao trabalho em vez dos pés.
Tudo isto para quê?
Para apanhar a conquilha (eu prefiro chamar-lhe apanha do escaldão). Não sabe o que é?

E porque a apanha disto é um pretexto para um escaldão? Porque o pressuposto desta faina é apanhar uma quantidade quantidade razoável para um petisco. Mas na realidade é mais um pretexto para apanhar um escaldão, pois anda-se de costas ao léu horas a fio para apanhar meia dúzia de moluscos destes, pois a concorrência entre os veraneantes é feroz e no final acaba-se invariavelmente por devolver ao mar a meia dúzia que se apanhou, porque não são suficientes para um petisco decente.
Eu não fujo à regra, e não só andei ontem de cú para o ar para apanhar uma coisa que mesmo que fosse em quantidade suficiente comeria (o que faz de mim ainda mais parvo que os outros) como levei o tempo a tentar a apanhar mais conquilhas, enquanto recuperava aquelas que a minha sobrinha tirava do balde e voltava a devolver ao mar.
E tudo isto para quê?
Para eu poder hoje ostentar uma orgulhosa cor de lagosta, que por acaso até nem é dolorosa como acontece na maioria dos casos.
Por estas e por outras é que quando me perguntam:
- "Vamos à conquilha?"
costumo responder
- "Vamos ao escaldão."

6 comentários:

Anónimo disse...

E um protectorzinho solar, não resolve?

Vini disse...

A parte do cu para o ar gostava de ter visto, com ou sem escaldão, com ou sem conquilha. É que essas posturas, assaz desprotegidas, convidam a mente a congeminar maroteiras impróprias e devassas.
Não é o que estão a pensar, gente desbragada! Tão somente um simples e valente pontapé no cu. lol

Bandido disse...

Ana,
como se diz na minha terra protector solar é para meninas. lol
Maeve
Um pontapé no traseiro não levaria porque havia também muitos mais de cú para o ar à procura da dita conquilha.

Anónimo disse...

Nunca te disseram q protector solar é para gente inteligente? Quanto a pontapés no traseiro, o facto de haver muitos não implica q alguém n quisesse aproveitar...A nem todos vale a pena dar seja o q for...talvez nem um pontapé... :)

Bandido disse...

Achas smille?
Eu acho que para um pontapé arranja-se sempre vontade lol.

Anónimo disse...

Não queria insistir muito neste tema, q pontapés não é bem a minha ocupação favorita, mas já q perguntas, respondo q há cus em q nem vale a pena sujarmos as botas!Outros em q faz todo o sentido dar a volta e ver os olhos! Faz sempre para q o teu esteja sempre no 2º caso!

Curiosidades

Teste a velocidade da sua ligação

Origem dos visitantes